Conhecendo Deus nas Viradas da Vida - Da Oportunidade à vitória

Mensagem 2: 1 Samuel 17
Publicado em 21/10/2025

SÉRIE: CONHECENDO DEUS NAS VIRADAS DA VIDA

DA OPORTUNIDADE À VITÓRIA - I Samuel 17

Introdução à série:

  • Ao longo da vida enfrentamos diversas situações inesperadas que nos levam da alegria para tristeza, da prosperidade para a pobreza, da saúde para a doença, num piscar de olhos.
  • Em muitos desses movimentos não conseguimos perceber de maneira clara a presença de Deus agindo e coordenando todas as coisas como gostaríamos de ver.
  • Nas próximas semanas conversaremos sobre a vida de um personagem Bíblico que assim como nós enfrentou diversas viradas na vida, e nelas acabou sendo surpreendido por Deus.

Simplesmente Davi

  • Muitos de nós conhecemos a história de Davi quando ainda éramos pequenos, e dela nos lembramos de maneira romanceada, como se ele fosse um verdadeiro herói.
  • Hoje, como outros olhos, perceberemos um Davi muito diferente: mais humano, mais imperfeito, mais contraditório, e tudo isso ressaltará a graça de Deus em sua vida.
  • Para que entendamos a importância de Davi nas escrituras sagradas, seu nome aparece mais de 600 vezes no Antigo Testamento e 60 vezes no Novo Testamento.

Os Últimos Acontecimentos

  • Diante da constante desobediência e obstinação de Saul, Deus o rejeitou como rei sobre Israel.
  • Em seguida, Deus enviou o profeta Samuel para ungir um novo rei na cidade de Belém, na casa de Jessé, seu nome era Davi.
  • Tendo Deus retirado seu Espírito de Saul, um espírito maligno se apoderou dele e o atormentava.
  • Vendo isso, os oficiais de Saul contrataram um tocador de harpa para aliviar a dor do rei, assim Davi chegou ao palácio.

O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...

  1. As grandes oportunidades da vida surgem quando somos fiéis nas pequenas coisas (v.17).

“Jessé disse a seu filho Davi: “Pegue uma arroba de grãos tostados e dez pães e leve-os depressa a seus irmãos”.

  • Há poucos dias Davi havia sido ungido rei sobre Israel, mas agora sua tarefa se limitava a entregar marmitas. A palavra-chave para isso é RESPONSABILIDADE. Não deixe uma tarefa ou projetos no meio do caminho, que não cumpre um compromisso, que fala e que cumpre. Davi estava cuidando das ovelhas do Pai e recebeu uma outra tarefa, mas não deixou as ovelhas sem ninguém, e não deixou de entregar as marmitas que o Pai mandou entregar para seus irmãos no campo de batalha. Gente assim vence qualquer gigante, porque está acima de tudo compromissado com Deus.
  • Ditado alemão: “Em pequenos lugares, pequenos grupos, tem feito pequenas coisas, que tem transformado o mundo.
  • A maioria das pessoas que admiramos por seus atos de bondade começaram sendo fiéis nas pequenas coisas.
  • Segundo Jesus aquele que é fiel no pouco sobre o muito será colocado.

O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...

  1. Não há nada de errado em conjugar ambição e fé na caminhada da vida (v.25 a 29 e 36 a 47)

Veja comigo os versos 25 a 29... Há uma certa dose de ambição humana, mas também vemos nos versos 36 a 47 uma superdosagem de fé no Deus Vivo.

Temos muito medo da palavra ambição porque ela Sempre tem uma conotação errada. Mas a bíblia ensina uma dose sadia de ambição humana e nos mostra que as pessoas que fizeram alguma coisa foram pessoas movidas por algum tipo ou alguma dose de ambição. Não uma ambição hipertrofiada, exagerada, megalomaníaca e autocentrada, mas alguma dose de necessária de ambição para mover a vida e no caso Davi é uma ambição encharcada de fé no Deus de Israel.

No entanto. Não é só a ambição que está no projeto de Davi. O que move, essencialmente não é a recompensa. Obviamente, a recompensa do rei tinha alguma significação, porque ele pergunta 3 vezes. Mas ele tem princípios. Com a recompensa do rei ou sem ela, estava disposto a aceitar o desafio. Ele é movido a base de fé. No verso 26, ele diz, esse desafio é contra Deus. Que eu não posso levar essa para casa. Eu sou o ouvido de Deus aqui na Terra. Eu sou a expressão do Deus de Israel aqui e eu não vou levar esta para casa. No verso 36, ele repete outra vez, esse incircunciso tem afrontado ao Deus vivo e diz, no verso 45, a mesma coisa. Eu vou em nome do senhor contra ele no verso 46, o mundo e esse povo vão saber que há Deus em Israel versus 47 saberá toda essa multidão que o senhor salva.

Notem como esses 2 elementos estão juntos na produção de um indivíduo criativo que responde à altura aos desafios que estão à sua volta. Temos que tomar cuidado sempre com essa questão da ambição para que ela não se torne um elemento essencial, motivador da nossa vida. Mas temos que tomar cuidado também com aquelas pessoas que se desvestiram e se esvaziaram de todo e qualquer tipo de ambição. Quando Lemos o livro de provérbios, encontramos que uma certa dose de desejo de ir um pouco além é necessária e faz parte até da saúde humana e é componente fundamental no seu projeto histórico. E essas coisas têm que ser profundamente associadas a um viver de fé. Que faz com que a ambição se canalize e aponte na direção da Glória de Deus.

O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...

  1. As Batalhas são vencidas com autenticidade (v38-40)

Davi se oferece a Deus com aquilo que é com aquilo que tem. Não com aquilo que não é, e nem com aquilo que não tem. Os versos 38-40 são interessantes. Promove risos, mas mostra uma verdade. Saul veste Davi com sua armadura de guerra, mas o jovem Davi diz: “eu não sei andar com isto!”. Meu negócio é pedrinha mesmo! Pedrinha lisa! Essa é a minha especialidade.

A Palavra de Deus aqui mostra nesse gesto de Davi que Deus quer que você use seu melhor, pode ser simples, mas é o que você sabe fazer, e sabe fazer bem-feito. O  Simples com Graça de Deus se torna em poder imenso.

O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...

  1. As batalhas que valem a pena são aquelas que podem ser travadas em nome de Deus (v.45)

“Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos”.

  • Muitas vezes queremos que Deus participe conosco de batalhas que só dizem respeito aos nossos caprichos.
  • Muitas vezes queremos que Deus participe de batalhas que ele mesmo reprova pela natureza delas.
  • No Vale de Elá não foi Deus quem participou da batalha de Davi, mas foi Davi quem participou da batalha do Senhor.
  • O apóstolo Paulo disse: “Combati o bom combate, completei a carreira e guardei a fé”.

O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...

  1. Recordar as experiências com Deus no passado nos fortalece diante dos desafios no presente (v.36).

“Teu servo pode matar um leão e um urso; esse filisteu incircunciso será como um deles”.

  • Diante do desafio de enfrentar o gigante Davi traz à memória as boas experiências que tivera com Deus.
  • Creio que Deus nos permite passar por testes mais fáceis para nos preparar para provações mais severas. Uma pergunta no texto de Jeremias 12.5, se você não consegue ser bem-sucedido em sua luta contra os homens que estão a pé, como espera ter sucesso na batalha contra os temíveis guerreiros montados a cavalo, nas margens perigosas do Jordão? Bater em retirada? Como espera passar pelo teste de fogo se foge à menor centelha de conflito? Os testes fáceis não nos tornam imunes às grandes provações, mas têm o mesmo propósito que os encontros com o urso e o leão tiveram no caso de Davi – prepararam a enfrentar o gigante.

Deus respondeu: —Jeremias, se você se cansa apostando corrida com os homens, como é que vai correr mais do que os cavalos? Se você não se sente seguro numa terra de paz, como é que vai conseguir viver nas matas do rio Jordão? Jeremias 12.5

  • O profeta Jeremias em meio à rejeição disse: “Quero trazer à memória aquilo que me dá esperança”.

O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...

  1. Tão importante quanto se preparar a as grandes batalhas é definir os métodos e estratégias (v.40)

“... e em seguida pegou seu cajado, escolheu no riacho cinco pedras lisas, colocou-as na bolsa... e aproximou-se filisteu”.

  • Diante de algumas pressões na vida somos tentados a acreditar que “os fins justificam os meios”.
  • Em sua carta aos Efésios Paulo nos fala a respeito da armadura que deve nos acompanhar nas batalhas.

Efésios 6:13-20

Por isso, vistam toda a armadura de Deus, para que possam resistir no dia mau e permanecer inabaláveis, depois de terem feito tudo. Assim mantenham-se firmes cingindo-se com o cinto da verdade, vestido a couraça da justiça e tendo os pés calçados com a prontidão do evangelho da paz. Além disso, usem o escudo da com o qual vocês poderão apagar todas as setas inflamadas do Maligno. Usem o capacete da salvação e a espada do Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem em oração todos os santos.

O movimento da oportunidade à vitória na vida de Davi, nos ensina que...

  1. A boa percepção da realidade depende de uma profunda sensibilidade ao mover de Deus (v.13)

“... Assim Davi venceu o filisteu com uma atiradeira e uma pedra; sem espada na mão derrubou o filisteu e o matou..”.

  • Davi era a única pessoa em contato com a realidade naquele dia, ele percebeu o mover de Deus.
  • Da mesma maneira o profeta Eliseu conseguiu enxergar Deus em meio a uma situação extremamente delicada.

CONCLUSÃO:

  • Você tem sido fiel nas pequenas e aparentemente insignificantes tarefas? Lembre-se que nelas Deus nos concede maturidade para os grandes desafios da vida.
  • Você tem lutado as batalhas de Deus ou tem tentado fazer de Deus um suporte de luxo para as suas próprias batalhas? Curve-se ao propósito eterno de Deus para sua vida.
  • Você tem se sentido enfraquecido em meio às grandes dificuldades da vida? Peça a Deus que lhe abra os olhos para enxergar além do aparente.

PRÓXIMO DOMINGO

SÉRIE: CONHECENDO DEUS NAS VIRADAS DA VIDA - DA GLÓRIA À PERSEGUIÇÃO - 1 Samuel 18 e 19

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Carlos Gomes, 61 - Esplanada | Ponte Nova/MG

Siga-nos

© PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM PONTE NOVA ® 2025. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.